A Arte de Escolher: Suas escolhas definem sua existência
Fala aí,
Hoje, vamos falar sobre algo que fazemos o tempo todo, mas raramente paramos pra pensar a fundo: Escolher.
Cada escolha que você faz molda quem você é, quem você vai se tornar e a vida que você vai viver. Parece pesado? Ótimo, porque é mesmo. A filosofia existencial sugere que nossa essência não é predeterminada; ela é criada por cada decisão que tomamos. Sartre disse a famosa frase: “A existência precede a essência", ou seja, primeiro você existe e, através das suas ações, define sua essência.
Mas tem um detalhe, nossa cultura condiciona a gente a subestimar o poder das nossas escolhas. Muitas vezes, nos convencemos de que a vida “simplesmente acontece,” navegando passivamente pelas circunstâncias em vez de assumir o controle ativo da nossa própria existência.
O psicólogo Viktor Frankl, sobrevivente do Holocausto, escreveu em "Em Busca de Sentido" sobre a liberdade humana definitiva; a liberdade de escolher sua atitude diante de qualquer situação. Mesmo em meio a sofrimentos inimagináveis, a escolha permanece. Essa é uma percepção empoderadora, libertadora e, reconhecidamente, desafiadora.
Então, pensa nas suas escolhas diárias. Grandes ou pequenas, todas elas importam:
- Você escolhe autenticidade ou conformismo?
- Coragem ou conveniência?
- Crescimento ou conforto?
Imagine sua vida como uma escultura, e cada decisão como uma batida de cinzel moldando sua existência. Algumas escolhas são sutis, refinando delicadamente sua identidade; outras são ousadas, redesenhando drasticamente seu caminho. Seja como for, você é o artista, e suas escolhas são suas ferramentas.
Aqui vai seu desafio existencial de hoje:
Faça uma escolha consciente que esteja claramente alinhada com quem você realmente quer ser.
Pode ser dizer 'não' quando seria mais fácil dizer 'sim', assumir um projeto que você vinha adiando, ou expressar abertamente sentimentos que estavam escondidos. Deixe suas escolhas refletirem seu eu autêntico. Deixe que elas reflitam sua visão de mundo.
Escolha conscientemente, escolha com coragem, escolha com autenticidade.
Te vejo amanhã.
Máscaras, modo de me expressar com que me visto!
Todas perpassam por minhas escolhas!
Escolher sobreviver, me marcarando de algo grande assim como um pavão, atraindo os olhares para o que aparetente é rico em informações, para disfarçar minha vulnerabilidade de poder ser vista como uma “Ave pequena” tem sido o norte de minhas escolhas atualmente! Sobreviver!