Liberdade ou Medo? O que está te impedindo?
E aí,
Hoje, vamos falar sobre uma escolha que todos fazemos diariamente, talvez até toda hora: Liberdade ou Medo?
À primeira vista, parece óbvio; a gente sempre escolheria liberdade, né? Mas a realidade não é tão simples assim. Com mais frequência do que gostamos de admitir, escolhemos o medo. Medo de julgamento, medo de falhar, medo de rejeição, medo do desconhecido. E o medo é esperto; ele se disfarça de praticidade, responsabilidade e até racionalidade.
Senti todos esses disfarces de meus medos, quando minha filha decidiu dar uma volta ao mundo, sozinha, aos 18 anos. Imagino que ela tenha sentido também.
O filósofo Søren Kierkegaard escreveu muito sobre essa tensão, destacando que a ansiedade surge justamente por causa da nossa liberdade de escolha. Com a liberdade vem o terror das possibilidades infinitas. Escolher autenticamente significa confrontar a incerteza, abraçar riscos e assumir responsabilidade pelos resultados.
Pensa comigo: Quantas vezes você deixou de arriscar porque o medo sussurrou: “E se der errado?” Mas olha só; e se der certo? E se dizer "sim" para aquela oportunidade, pessoa ou aventura transformasse completamente sua vida?
Minha filha sentiu isso na pele. Enfrentou o medo e deu certo! Foram oito meses de uma viagem maravilhosa que transformou completamente as nossas vidas.
Nelson Mandela uma vez disse: “Que suas escolhas reflitam suas esperanças, não seus medos.” Imagina como seria sua vida se suas escolhas fossem guiadas por esperança e empolgação, em vez de medo e dúvida.
Vamos tornar isso mais real. Talvez você sonhe em abrir seu próprio negócio, viajar sozinho pelo mundo, se expressar através da arte ou simplesmente ser radicalmente honesto com as pessoas ao seu redor. Cada um desses sonhos envolve riscos, mas também uma liberdade imensa.
Agora para um instante e se imagina atravessando o medo. Imagina a emoção, a libertação e sim, até a vulnerabilidade. Lembre-se: escolher a liberdade não significa ausência de medo; significa decidir que seus sonhos e sua autenticidade importam mais que o conforto temporário.
Aqui vai o desafio existencial de hoje: Identifique um medo que esteja te segurando. Então, faça algo concreto para desafiá-lo.
A vida é curta. Não passe ela se limitando por causa do medo. Coragem também pode ficar ótima em você! A liberdade não é apenas um direito; é o caminho para recriar o mundo como o desejamos.
Se precisar de um incentivo visual, entra na loja Existencialista e dá uma olhada na nossa linha de roupas existenciais.
Escolha liberdade, escolha coragem, escolha você.
Te vejo amanhã.
Te amo papai, você é a minha maior inspiração❤️